top of page
  • Foto do escritorAdmin

O que é Buy and Hold e qual o seu benefício ao investir no mercado acionário?




O Buy and Hold (Comprar e Segurar), é uma estratégia que consiste em investir em ações de boas empresas na bolsa de valores e acompanhar os seus resultados trimestrais, pois não basta apenas comprar as ações e esquecer delas, é necessário entender como a empresa gera seu caixa. As companhias, por lei, são obrigadas a informar seus resultados ao mercado.


Outras importantes práticas características do Buy and Hold são: permanecer comprado por muitos anos em organizações que tenham potencial de crescimento no longo prazo; comprar ações abaixo de se valor patrimonial, ou seja, abaixo do que elas realmente valem; e reinvestir os dividendos e juros sobre capital recebidos delas. Vale ressaltar que essa forma de investir ajuda na formação de carteira previdenciária.


Essa estratégia ficou famosa e serviu para formar grandes investidores bilionários, como Warren Buffett, Walter Schloss, Eugene Fama, Peter Lynch, Luiz Barsi Filho e Lírio Parisotto.


Acompanhando essa linha de raciocínio, e adotando-se o Buy and Hold, observe o gráfico do Ibovespa abaixo, desde o início do Plano Real, onde aproveita-se a característica de valorização das ações no longo prazo.


Fonte: B3


Agora, vamos citar alguns exemplos de empresas na bolsa brasileira, onde o investidor, utilizando a estratégia de Buy and Hold desde o início do Plano Real, em 1996, teria conseguido grandes retornos: a Weg (WEGE3) com uma valorização de 91.987%; a Engie (EGIE3), com retornos de 9.600%; a CSN (CSNA3), com uma valorização de 14.350%; o Itaú Unibanco (ITUB4), com o rendimento de 9.478%; a Vale (VALE3), com ganhos de 8.617%; e a Sabesp (SBSP3), com aumento de 6.580% na cotação.


Ao longo dos anos, há um impacto positivo ocasionado pelos juros compostos, quando o investidor tem o hábito de utilizar o dinheiro que recebe através das empresas onde já possui investimentos para comprar mais ações.


Essa estratégia já foi colocada à prova em vários anos, passou por diversas crises, não somente no mercado acionário brasileiro, mas também no maior mercado do mundo, o dos EUA, e vem ajudando os investidores a alcançar a tão sonhada liberdade financeira e a construção de patrimônio.


Alexandre Cunha

Graduando em Administração / 6° período

Membro da Ufes finance desde 08/2019

Equipe de Mídias

35 visualizações0 comentário
bottom of page