top of page
  • Foto do escritorAdmin

Por que investir em ações?



Você já pensou em montar seu próprio negócio? E qual tipo de negócio? De qual setor? Varejo? Indústria? Uma startup?


Pesquisou e observou uma série de detalhes que precisam ser verificados antes de alocar capital em algo novo, ou colocar de pé um modelo de negócio já existente? Se preocupou com as barreiras de entrada, a concorrência, etc.?


Mas você já pensou que pode investir no negócio que você gostaria de abrir, correndo menos riscos e tendo os melhores executivos do mercado trabalhando para você? E, ainda, esse negócio ser sólido, líder de mercado, auditado pelo próprio mercado e pelo governo, e com maior liquidez, onde, por exemplo, o dinheiro pode estar na conta de sua corretora em até dois dias úteis?


Essa é uma das vantagens em investir em ações, em empresas listadas na Bolsa de Valores, seja aqui ou no exterior, organizações testadas, provadas nas mais diversas crises mundiais. E você ainda recebe os dividendos e juros sobre o capital, sem precisar ir lá trabalhar em um escritório, home office ou no ambiente físico delas.


O investidor também pode constituir uma carteira previdenciária e receber os valores quando se aposentar, sem se preocupar, sem estar diretamente ligado ao cotidiano da empresa, delegando para os executivos mais capacitados do mercado.


Sabemos que abrir uma empresa não é fácil, ainda mais na realidade brasileira. São regras tributárias e leis, que sofrem constantes alterações, cuidado com as atividades administrativas, pessoal, etc.


Quando você compra uma ação, você delega essas tarefas a uma equipe preparada de colaboradores, que são constantemente auditados, e o valor para comprar a ação, geralmente, é bem menor do que montar um negócio do zero. Além disso, se você quiser aumentar a sua posição, pode adquirir participações, por exemplo, mensalmente.


Vale a pena colocar na balança todos os prós e contras quando se vai analisar a abertura do próprio negócio. No caso de fundar uma mineradora, por exemplo, não podemos deixar de considerar toda a mobilização de energia e recursos necessários.


As ações permitem que você seja sócio de grandes projetos, já em funcionamento, líderes de seus setores, e com a alocação de um capital bem menor, além da tranquilidade de serem acompanhados de perto pelo mercado e governo, e com informações recebidas na comodidade de seu e-mail.

As maiores fortunas mundiais estão constituídas em forma de capital acionário.


As empresas listadas em Bolsa de Valores geram milhões de empregos, pois várias organizações estão ligadas ao mundo dos investimentos, como os gestores de fundos de carteiras de investimentos, analistas, produtores de conteúdos educativos para o mercado financeiro e corretoras de valores, promovendo renda para milhares de pessoas e contribuindo para o crescimento da economia.


O investimento em ações também é um grande gerador de riqueza e patrimônio ao longo do tempo, onde os juros compostos trabalham a favor dos investidores de longo prazo, provendo tranquilidade e futuro aos que investem em ativos de valor no mercado acionário.


Alexandre Cunha

Graduando em Administração

39 visualizações0 comentário
bottom of page