top of page
  • Foto do escritorAdmin

O que é Novo Mercado?




Você já investe na Bolsa de Valores? Já ouviu falar sobre o Novo Mercado?


Com o histórico brasileiro de escândalos envolvendo grandes empresas, incluindo as que estão presentes no mercado acionário, é indicado ao investidor ter em mente qual o nível de governança corporativa de onde alocará o seu capital, observando os conceitos e princípios da empresa, se a mesma busca proteger os acionistas, independentemente do número de ações que possua, e verificar se estão de acordo com os seus valores.


O segmento do Novo Mercado é o mais alto nível de governança, hoje, na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ele foi criado em dezembro de 2000 e suas principais características são:


· As empresas podem emitir somente ações ordinárias;


· Em caso de uma possível venda do controlador, todos os demais acionistas

minoritários têm o direito de vender pelo preço ofertado (tag along de 100%);


· O conselho de administração da organização deve ser composto por, no mínimo, 5 membros, sendo 20% dos conselheiros independentes à companhia;


· Manter no mínimo 25% das ações em negociação no mercado;


· Divulgação de relatórios financeiros mais completos, incluindo a negociação de ações da empresa, feitas pelos diretores, executivos e controladores;


· A empresa é obrigada a ter áreas de auditoria e compliance, bem como controles internos mais rígidos;


· Caso a organização queira sair do segmento, deverá realizar uma oferta pública de ações (OPA), com a aceitação de pelo menos um terço dos acionistas ou por aprovação em assembleia geral.


O Novo Mercado também ajuda a gerar valor para a própria companhia, que é mais bem vista por todo o mercado e, consequentemente, tem suas ações mais valorizadas.


Uma curiosidade: nos Estados Unidos não existem ações preferenciais como no Brasil. Apenas ações ordinárias são negociadas no maior mercado acionário do mundo.


O critério de governança corporativa não é o único que deve ser levado em conta na hora de escolher quais ações você irá comprar ou em qual empresa irá aumentar sua posição, mas esse, com certeza, não deve ser deixado de lado por quem deseja aumentar o seu patrimônio e estar mais tranquilo no mundo dos investimentos disponíveis.


Alexandre Cunha

Graduando em Administração / 6° período

Membro da Ufes finance desde 08/2019

Equipe de Mídias

140 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page