top of page
  • Foto do escritorAdmin

O lendário Rally do Natal: é hora de investir na bolsa de valores?



Sabemos que o ano de 2021 não foi um ano muito bom para os investidores da bolsa brasileira. Inclusive, segundo o levantamento realizado pela Austin Rating[1], a bolsa de valores brasileira ficou em segundo lugar entre as maiores desvalorizações do mundo, ficando atrás apenas do índice da Venezuela.


Entretanto, o mês de dezembro sempre traz esperança nos investimentos, uma vez que, é um período em que os ativos da bolsa de valores tendem a se valorizar mesmo com eventuais baixas nos meses anteriores. Este evento é, portanto, o chamado Rally de Natal.


Mas por que isso acontece?


Durante esta época do ano, muitos investidores tendem a voltar para investir na bolsa de valores, atendendo, portanto, a uma alta pronunciada dos ativos financeiros nos dias que antecedem o Natal, e que, normalmente, duram até o mês de janeiro.


Essa teoria é baseada em psicologia do investidor, e traz como essência o aumento de capital do mercado, tendo em vista que neste estágio o mercado tende a maiores compras do que vendas das ações.


Isso porque, consoante Amorim[2], o otimismo geral da população diante de um ano novo que começa e por conta do “espírito natalino” aflorado, conduz esses investidores a voltar para a bolsa.


Além disso, tendo em consideração a queda generalizada nos volumes negociados nas bolsas, especialmente por parte de grandes investidores institucionais, bem como com o planejamento fiscal, onde os grandes investidores comercializam as ações com performance fraca ou perdas antes do início do ano novo, há grandes influências positivas nas aplicações.


Não obstante, é oportuno destacar, ainda, que no Brasil há influência do 13º salário, que faz com que muitos investidores tenham uma fonte de renda maior no mês para fazer novas aplicações.


Então, pode-se dizer que é um momento bom para investimento?


Mike O'Sullivan[3], apregoa que “simplesmente investir em um rally do Papai Noel porque ele é sustentado por fatores sazonais é uma preguiça”, e complementa que:


“O que é mais interessante é olhar para os mercados. Em termos gerais, o apetite pelo risco não está em níveis excessivos e, taticamente, muitos indicadores (de amplitude a posicionamento de volatilidade) estão agora sendo redefinidos para níveis mais baixos, sugerindo que há espaço para alta.”


Diante do exposto, resta evidente que o último mês do ano tende a uma alta, mas é necessário cautela e análise do mercado. Então, vai se arriscar?


Clarissa Pitanga Malta Graduanda em Contabilidade e Direito Equipe de Mídias


Referências

[1] SAMARONE, Ruan. Desempenho da Bolsa Brasileira é o segundo pior do mundo em 2021. Brasil 123, 4 de dezembro de 2021. Disponível em: <https://brasil123.com.br/desempenho-da-bolsa-brasileira-e-o-segundo-pior-do-mundo-em-2021/> [2] AMORIM, Paulo. Rally de Natal está chegando; conheça detalhes deste evento do mercado financeiro. FDR. Disponível em: <https://fdr.com.br/2021/11/29/o-rally-de-natal-esta-chegando-conheca-esse-evento-do-mercado-financeiro/> [3] O'Sullivan, Mike. Are Markets Ready For A Santa Claus Rally?. FORBES. 24 de novembro de 2021. Disponível em <https://www.forbes.com/sites/mikeosullivan/2021/11/24/are-markets-ready-for-a-santa-claus-rally/?sh=ee0b0a0139a2>

71 visualizações0 comentário
bottom of page