top of page
  • Foto do escritorAdmin

Você sabe o que faz e o que é o Fundo Garantidor de Crédito?


O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1995 para dar estabilidade ao Sistema Financeiro Nacional.

Mas como se dá essa estabilidade financeira?

Caso uma instituição financeira em que investidores possuem seus capitais aplicados alcance estado de insolvência, o FGC, com base na lista de credores faz a compensação do capital ao investidor.

Qualquer valor é protegido pelo FGC?

Não. O FGC garante uma proteção de até R$250 mil por pessoa física por instituição financeira. A proteção iniciou em R$20 mil em 1995, alcançando o valor atual em 2013.

De onde vem o dinheiro do FGC?

De suas aplicações, você contribui com 0,0125% formando um caixa para a entidade, para o fim descrito anteriormente.

Qualquer produto financeiro é protegido pelo FGC?

Não. Fundos de Investimentos não são protegidos. Alguns dos produtos financeiros que são protegidos pelo FGC são:

▪ Poupança ▪ Certificado de Depósito Bancário (CDB) ▪ Letra de Câmbio (LC) ▪ Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ▪ Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)

Importante destacar que o CDB, LC, LCI, LCA são produtos muito mais atrativos que a poupança, a preferida de muitos brasileiros, mas que possuem a mesma garantia em caso de insolvência da instituição.

Como saber se minha instituição financeira é protegida pelo FGC? Todas as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC) a funcionar no Brasil, são obrigatoriamente associadas ao FGC.

Conhecendo agora o FGC, por que não conhecer outros produtos financeiros e ter melhores rendimentos comparados com a poupança?

(Fonte: FGC)

Saiba mais: ▪ http://www.fgc.org.br/ ▪ https://www.facebook.com/fundogarantidordecreditos/ ▪ https://www.linkedin.com/company/2707750/ ▪ http://jornadadodinheiro.com/…/os-segredos-do-fgc-fundo-ga…/


12 visualizações0 comentário
bottom of page