top of page
  • Foto do escritorAdmin

O que são criptomoedas?


Criptomoedas, como o bitcoin, são moedas completamente virtuais, ao passo que o real ou o dólar são moedas físicas. Como o nome sugere, essas moedas não existem fisicamente, apenas no ambiente digital.

A grande diferença das criptomoedas é sua descentralização. Moedas tradicionais são controladas por um órgão centralizador, que pode decidir unilateralmente emitir mais moeda, manipulando seu preço.

As criptomoedas são descentralizadas. Graças a um complexo sistema sua produção é pulverizada e exige trabalho, o sistema paga a quem resolver primeiro uma série de operações matemáticas complexas um bloco da criptomoeda. O algoritmo do Bitcoin, por exemplo, limita sua quantidade máxima em 21 milhões de Bitcoins até 2140. Portanto, sua oferta é limitada.

Sua vantagem, além da oferta limitada, é a facilidade, baixo custo e desburocratização das transações envolvendo criptomoedas. Entretanto, muitos críticos destacam sua baixa aceitação como ponto negativo. O sucesso de qualquer moeda depende de sua aceitação como forma de pagamento.

Elas ganharam muita notoriedade esse ano por causa do rali do Bitcoin, que após abrir o ano pouco abaixo dos U$ 1000,00, chegou a valer incríveis U$ 4950,00. Entretanto, essa alta volatilidade pode ser um péssimo sinal para os entusiastas do Bitcoin. Muitos argumentam que a alta dos preços é provocada por especulação demasiada, e que na verdade se trata de uma bolha, como a famosa bolha das tulipas.

E você, o que acha? As criptomoedas são o futuro ou somente mais uma bolha? Deixe sua opinião nos comentários!


12 visualizações0 comentário
bottom of page