top of page
  • Foto do escritorAdmin

Alteração da taxa de juros faz nova regra para poupança voltar a valer


Depois da última reunião do Copom realizada na quarta-feira (06/09), da última semana, a taxa básica de juros brasileira (SELIC) foi alterada em um ponto percentual para menos, atingindo um patamar de 8,25% ao ano. Com a taxa de juros nessa marca, a poupança sofre perda de sua rentabilidade, mas por quê?

De acordo com a legislação, aprovada em 03/05/2012, quando a taxa SELIC é igual ou inferior a 8,5% ao ano, o cálculo de rentabilidade da poupança sofre alteração. Quando a SELIC está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é definida em 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais uma taxa referencial (TR), que é definida pelo Banco Central.

Quando a Selic é igual ou menor que 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança fica da seguinte maneira, uma remuneração de 70% da SELIC mais TR. Dessa forma, com a taxa de juros em 8,25% ao ano, o rendimento atual da poupança fica em 5,79% ao ano mais TR. Vale lembrar, que mesmo com a SELIC no nível atual, depósitos feitos antes dessa lei entrar em vigor não sofrem mudança na rentabilidade, mesmo com a SELIC no nível atual, só vale para depósitos feitos depois de 03/05/2012.

Os dados do Boletim Focus de hoje, emitido pelo Banco Central, mostram que o mercado no momento, está esperando para o final do ano uma taxa SELIC de 7,00% ao ano, e para o próximo ano de 7,25% ao ano. Isso mostra que a rentabilidade da poupança tende a permanecer reduzida por um longo tempo.

Sabendo disso agora, cabe a você decidir se colocar seu dinheiro na poupança vale apena. Se você já achava que não valia a pena antes, está ai mais um motivo para manter sua posição.


8 visualizações0 comentário
bottom of page